Perseverança

 

Hoje venho compartilhar com vocês uma palavra em que fui muito ministrado e tem me  ajudado a vencer as  tempestades da minha vida. Vamos falar sobre Perseverança!

O que é realmente perseverar? Significa persistir e conserva-se firme na presença do Senhor, e para falarmos de perseverança precisamos saber o que é Fé.

“Ora, a Fé é a certeza daquilo que esperamos, e a prova das coisas que não vemos. (Hebreus 11:1)”

Sabendo isto partimos para a prática, pois é o senhor que nos conduz à ela, O nosso modelo de perseverança é Cristo como podemos ver no versículo a baixo:

“O Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à Perseverança de Cristo. (2 Tessalonicenses 3:5)”

Mas em que devemos perseverar? Nós que somos filhos de Deus sofremos tentações todos os dias, e a própria palavra nos diz que somos como ovelhas levadas ao matadouro, durante algumas tentações nós acabamos caindo no pecado e não resistindo-o, fazendo o que não era pra ser feito. A partir do momento que pecamos somos levados a um sentimento de raiva ou tristeza, porque estamos entristecendo à Deus, que nos perdoou de todos os pecados.

É exatamente nesta hora que o inimigo começa a manipular a nossa mente, jogando culpa em nós. Quando isso acontece e damos ouvidos a essa enganação algumas barreiras são erguidas na nossa vida nos impedindo de sermos levados ao arrependimento pelo Espírito Santo. Depois de um pecado não é fácil de se achegar a Deus para arrependermos, ficamos com medo de sermos rejeitados e não receber o perdão, nesse momento a vontade do Diabo de te afastar da presença de Deus começa a ser feita.

Diante dessa situação devemos ter sabedoria, não dando espaço a culpa que o Diabo quer colocar, e lembrar que já fomos perdoados e o inimigo já foi derrotado pelo sacrifício de Jesus. Então se eu pecar não preciso mais pedir perdão? Não, a palavra nos fala:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nosso pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1;9)”

Muitas pessoas como até nós mesmos, algumas vezes não lembramos o que Jesus fez quando foi tentado no deserto, e olha que ele teve propostas bem tentadoras, o que ele fez? Ele perseverou, insistiu  na obediência à Deus e não pecou, permaneceu firme e conseguiu vencer o inimigo com a palavra de Deus. Perseverar também é lutar contra as nossas tribulações, e se caímos no pecado precisamos prosseguir em frente com Fé e certeza que venceremos,“perseverança é uma demonstração de fé que caminha para a esperança de que venceremos as nossas tribulações que tanto nos assolam.”

“Eu lhes disse essas coias para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; com tudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (João 16:33)”

Acima podemos ver Jesus dizendo aos seus discípulos para ter bom ânimo porque ele venceu o mundo, e não se aplica somente a eles, pois também somos discípulos dele e devemos ter bom ânimo diante das nossas aflições. Certa vez, quando Jesus estava sendo levado para sua crucificação , durante o caminho ele foi muito açoitado, ao invés de indagar a Deus o porque do sofrimento ele perseverou ate o fim para te salvar.

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.(Romanos 5:3-4)”

As palavras e os atos de Jesus nos encorajam a perseverar e prosseguir para o alvo que é Cristo, independente  das aflições tenham bom ânimo, pois maior é o Espírito que está em voz do que o que esta no mundo.