Dicas para uma boa entrevista de emprego

Em tempos de crise econômica muitos reclamam do desemprego, mas esquece de olhar para si e fazer uma análise crítica de sua situação, sua capacitações, seus estudos e do seu preparo. Abaixo tecemos dicas do que você deve levar em consideração para ter sucesso na entrevista de emprego e em qualquer outra área da vida.

 

Geralmente, quando você chega a uma entrevista de emprego, o mínimo que você deve estar é preparado. O entrevistador sempre lhe fará uma pergunta crucial que por muitas vezes poderá te assustar ou até mesmo te confundir: “O que você sabe sobre nossa empresa?” Se você não estiver por dentro de no mínimo algumas informações, você poderá ser pego de surpresa, portanto saiba sobre a história da empresa, ramo de atuação e interesses da empresa.

 

Outra coisa que pode te colocar como a pessoa à frente de seu concorrente, vestir-se de modo adequado. Você vai precisar vestir-se de maneira correta quando estiver sendo entrevistado para ocupar um cargo profissional. Se for para ocupar uma vaga em um parque de diversões, se vista de maneira informal. Caso não saiba o que vestir, preste atenção na vestimenta de pessoas do mesmo ramo profissional que você está almejando.

 

Inclusive preste bastante atenção no seu nível de comunicação, é importante saber que o seu corpo fala, portanto saiba como utilizá-lo de maneira correta, procure não demonstrar nervosismo porque você precisa transmitir segurança ao empregador. Aperto firme de mão, olho nos olhos, gestos discretos e seguros e simpatia, isso cativa a pessoa com a qual você está falando. Tudo isso antes de abrir a boca para falar alguma coisa.

 

Fale o necessário com precisão, e guarde seu celular, não o atenda no momento da entrevista de emprego. Leve somente o extremo necessário de objetos, para não passar impressão de ser desordem. Não exagere no falar, mas também não fale pouco, seja inteligente e saiba o que falar no momento certo. É de fato muito complicado se comunicar com alguém que responde com uma ou duas palavras.

 

Responda por inteiro a questão levantada, da forma mais explícita possível, sempre indo direto ao ponto, da melhor maneira que for capaz de fazer. Assegure-se de ouvir bem a questão antes de dar a resposta. Se necessário peça para que o entrevistador repita. Coloque em ordem seu pensamento antes de responder.

 

Algo que pode destruir sua reputação e fazer com que você perca sua chance de emprego é falar mal do Atual ou Antigo empregador, pode ser um tiro no próprio pé, imagina se o entrevistador ou a empresa que você está almejando ser um funcionário são parceiros da antiga empresa ou antigo chefe. O mundo é menor do que você pensa. Você também não iria querer que seu entrevistador começasse achar que você fará o mesmo quando sair da empresa.

 
Sempre mantenha a entrevista num nível profissional. Outro dos aspectos mais importantes é que você deve sempre ser honesto, não diga que conhece alguma coisa sem conhecer, você não é obrigado a conhecer tudo. O empregador geralmente vai colocar um problema para que você resolva porque é exatamente esse tipo de profissional que o mercado busca.

 

Não existe ninguém que não tenha fracassado uma vez. Se isso acontecer, veja pelo lado positivo, aprenda com os erros cometidos e vá adiante, agora com mais experiência.

 

Um grande abraço e até a próxima,

 

 

[avatar user="alesanfer " size="original" align="left" link="http://jovemradical.com.br/?staff=prs-alessandro-e-ana" target="_blank"] [/avatar]

Alessandro

 [fbcomments]

Leia também os posts relacionados