Como se preparar para um concurso público

Você nunca prestou concurso público e pretende fazer isso em breve? É melhor começar a se preparar.

Uma das maiores preocupações das pessoas que finalizam a graduação é sobre o que fazer depois. Será que o mercado terá oportunidades suficientes para que eu obtenha sucesso? Será que eu conseguirei ter uma vida mais tranquila, estabilizada? Será que conseguirei me inserir no mercado de trabalho?

Confesso a vocês que por muitas vezes me peguei pensando sobre isso, e sei que isso pode ser uma das suas preocupações também.  Sou estudante de Direito e atualmente estou no sétimo período, fase do curso em que precisamos começar a pensar sobre o que fazer se quero advogar, se quero formar carreira na área jurídica de alguma empresa/escritório, qual área atuar ou se quero prestar um concurso público.

Preliminarmente, o fato de estudar mais porque você quer uma carreira menos concorrida é mito. Você deve estudar, se dedicar e lutar além do seu limite físico e mental para chegar entre os melhores independentemente de suas escolhas.

Quero passar para vocês alguns métodos de estudo que tenho utilizado para estudar e que tem dado certo:

1ª dica

No concurso público você não deve estudar para passar, você deve estudar até passar. Digo isso porque sei que por mais que a vontade de ser classificado (a) é tão grande que as vezes com os erros, com as frustrações você acaba pensando em desistir. Pense que por mais que você não tenha sido classificado neste ou naquele concurso, você se preparou e para o próximo você vai se preparar ainda mais.

2ª dica

Se você não passou de primeira em algum concurso que tenha prestado, aproveite o conhecimento adquirido e estude aquilo que não deu tempo ou até mesmo as matérias mais rotineiras que caem nos concursos passados.

3ª dica

Você não precisa saber sobre tudo, você precisa saber o necessário para passar. Portanto procure saber sobre a banca examinadora do concurso, entenda os pensamentos da banca, como eles gostariam que você respondesse. Ex: Na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), você deve pensar e responder como um defensor, Já no concurso para o MP (Ministério Público), você deve pensar como o Ministério Público pensaria, o que neste caso seria no interesse da administração pública.

4ª dica

Organize seu tempo de estudos de maneira que você não fique tão sobrecarregado, mas também que não fique disponível. Pense que em cada nível de maturidade da sua vida, você deve colocar algumas coisas como prioridade. E não pense que passar em um concurso será fácil, disponha a maior parte do seu tempo para os seus estudos e tenha foco.

5ª dica

Procure se disciplinar. Gosto muito de citar como exemplo nesse caso os Militares. Conheço alguns agentes da PM que realmente são disciplinados, possuem foco e responsabilidade sobre o que fazem. Não adianta você dispor mais de 14 horas do seu dia para estudar e ficar nas redes sociais perdendo tempo observando a vida dos outros.

6ª dica

Seja positivo. Nossa mente é um campo de batalhas e não podemos deixar que entre a negatividade. Você tem que pensar que vai passar e pensar que isso ocorrerá em breve após muita dedicação.

7ª dica

Não tente estudar tudo de uma vez só, organize sua semana de acordo com as matérias que precisam ser estudadas. Não sugiro que estude mais de três matérias por dia. Seu estudo precisa ter qualidade e não quantidade.

Bom, após ler e praticar essas pequenas dicas acima, tenho certeza que você obterá sucesso em tudo que você for fazer.

Que Deus te abençoe na sua carreira!

 

 

[avatar user="alesanfer " size="original" align="left" link="http://jovemradical.com.br/?staff=prs-alessandro-e-ana" target="_blank"] [/avatar]

Alessandro

 [fbcomments]